05 dez Como armazenar e descongelar carnes em casa
Após fazer as compras é hora de guardar tudo. Alimentos não perecíveis vão para a despensa e as carnes para a geladeira. Mas será que você sabe exatamente como proceder em relação ao armazenamento desses produtos? A carne é um produto vulnerável à ação de micro-organismos. Um bom armazenamento aumenta a durabilidade desses produtos e evita a contaminação.
Pensando nisso, o diretor da CampCarne, casa especializada em carnes e cortes especiais, Pedro Toledo, traz algumas dicas de como organizar todas as carnes na geladeira. “O primeiro passo é separar as carnes de acordo com o uso: as carnes devem ser mantidas no refrigerador, em suas embalagens originais, de preferência à vácuo, até o momento do preparo. Além da embalagem à vácuo, o frio (até 4°C) é essencial para a conservação das carnes. Depois de retiradas da embalagem original, elas devem ser consumidas em até 3 dias. O ideal é colocá-la em um recipiente plástico com tampa ou um saco plástico bem fechado”, orienta Toledo.
Para as carnes que serão levadas ao congelador, a dica é mantê-las na embalagem original. Caso queira pegar uma quantidade para ser consumida e congelar o restante, o ideal é trocar de embalagem. Neste caso, deve-se retirar o produto da embalagem original e embalá-lo em filme PVC ou recipiente plástico. Coloque uma etiqueta com informações de quando a carne foi embalada e congelada”, ressalta. Seguindo esses procedimentos, a carne pode ficar até 3 meses no congelador.
No momento de descongelar também geram muitas dúvidas de qual a maneira correta do processo pois um descuido pode deixar o alimento sensível à proliferação de bactérias. “O mais indicado é descongelar a carne aos poucos, dentro da geladeira, e não em temperatura ambiente ou até mesmo água quente ou micro-ondas. Quanto mais lento o degelo mais a carne volta às características originais. Depois de descongeladas, não devem retornar ao freezer e ser consumidas em até 3 dias”, explica.
Prefira sempre as carnes embaladas à vácuo pois a ausência de ar faz com que o produto tenha maior durabilidade. “Fazer compras semanalmente pode ser uma boa opção também já que o congelamento pode interferir na maciez e sabor do alimento”, finaliza Toledo.