05 dez Saiba escolher uma boa picanha
Todo bom amante do churrasco sabe que a menina dos olhos de todo churrasco é a carne, escolher a carne certa é uma das, senão a mais importante, habilidade de um grande churrasqueiro.
Sendo assim nada mais justo que o Blog da Cutelaria criasse para você uma série de posts explicando tudo que sabemos sobre carne, para que no momento em que você for comprar as carnes para seu churrasco você saiba que não esta sendo enganado.
E como não poderia deixar de ser, o nome na nossa série tem tudo a ver com isso é “Como escolher a carne do seu churrasco”. Bem simples para você não esquecer!
E hoje vamos começar nosso “guia” para principiantes pela parte do boi que é a marca registrada do churrasco aqui pelas terras do Brasil, claro que variando de região para região existem outras preferências, como costela ou lombo dependendo do lugar que você estiver.
O Peso
De cara você tem que se lembrar de que picanha não pesa mais do que 1,3kg , qualquer peso, além disso, você esta comprando gato por lebre, na verdade coxão duro por picanha, então preste muita atenção no peso, principalmente em peças pré-embaladas de supermercado ou mesmo em açougues.
Outro ponto importante é escolher sempre a peça que se encontra entre 900g e 1,100 kg, elas tendem a ser mais macias, pois a probabilidade de que o animal de onde foi tirado o corte seja novo é grande.
A Gordura
Preste atenção à capa de gordura da peça, ela deve ter no máximo 1 cm de espessura, uma cor que vai do branco ao amarelo pálido, quanto mais amarela a gordura mais velho o animal de onde ela foi retirada.
A “limpeza”
Prefira peças “limpas”, para quem não sabe“ limpa” quer dizer que o açougue ou frigorífico já retirou todos os nervos e gorduras desnecessárias da carne, a não ser que você seja um ótimo açougueiro e tenha muita prática no manuseio de carnes você vai perder partes boas da carne tentando limpar a peça em casa, na realidade mesmo que você seja um bom açougueiro você ainda estará perdendo dinheiro, pois pagou pelo quilo de gordura em excesso ou nervos que você não quer, então compre ela já limpa no açougue.
A maciez
Carne boa é carne macia, e picanha é sinônimo de maciez, se a sua não esta é por que o animal já era velho ou te venderam coxão duro. Fique atento.
A cor
Picanha tem que ser vermelha, quanto mais vivo o vermelho mais macia a carne, nós sabemos que nos dias de hoje se põe corante em tudo, então além de escolher bem a carne escolha bem seu açougue para não ser enganado.
A “marmoreada”
Por último uma boa picanha deve ser “marmoreada” isto é, ela deve ter veios de gordura passando pela peça, são esses veios de gordura que no momento do assar vão derreter e dar o verdadeiro sabor da picanha. Quanto mais gordura mesclada à carne (não confunda gordura com nervos) mais amanteigada e saborosa a picanha.
Agora que você já sabe os principais fatores para escolher uma boa picanha: macia, vermelhinha, marmoreada e entre 900g e 1,100 kg já pode fazer a lista de compras paro churrasco do fim de semana.